Tag Archives: artista

Rabiscografia #01 – Leonardo Da Vinci


Estamos inaugurando uma nova categoria no Rabiscando.

Na Rabiscografia vamos trazer artistas diversos e, quando possível, uma entrevista exclusiva com o próprio.

E para começar, vamos falar sobre um artista que, embora não esteja mais entre nós há centenas de anos, é considerado um dos maiores (se não o maior) que já houve e continua muito influente até hoje, principalmente na cultura pop. Estamos falando de Leonardo Da Vinci, que viveu entre 1452 e 1519. Embora reconhecido principalmente como pintor, foi perito em várias artes, considerado até hoje como um gênio tecnológico e visionário inventor, chegando a rascunhar os primeiros projetos de máquinas voadoras de que se tem registro.

Abaixo, você confere dois infográficos sobre a vida de Da Vinci. No primeiro, separamos alguns dos pontos mais importantes de sua história e, no segundo, um pouco sobre o status pop que o artista mantém ainda hoje.

Ligando os pontos

O interessante da arte é que sempre tem alguém fazendo algo novo e inusitado.

Thomas Pavitte, designer da Nova Zelândia, decidiu colocar na internet uma lista de coisas que pretende fazer e ir riscando-as da lista aos poucos.

Uma delas são esses quadros feitos do conhecido “joguinho de ligar os pontos”.

O quadro da Monalisa tem surpreendentes 6.239 pontos numerados, que rendem boas horas de diversão, mas exigem paciência e muita concentração. Basta saber contar e ter a capacidade de fazer uma linha reta entre dois pontos.

As peças, depois de prontas, podem ser utilizadas como verdadeiras obras de arte, e você ainda pode dizer que foi você mesmo que fez.

Veja mais obras do artista Thomas Pavitte no site Thomas Makes Stuff.

Dia dos Artistas

Você se considera um artista?

Então saiba que hoje (24 de agosto) é o seu dia!

A palavra arte  é uma derivação da palavra latina “ars” ou “artis”, correspondente ao verbete grego “tékne”.

O artista é aquele que se utiliza de alguma técnica para produzir algo. Dessa forma, a maioria das pessoas pode ser considerada artista em algum aspecto, já que utilizam alguma ou muitas técnicas em seu dia-a-dia. Exemplo disso pode ser a dona de casa, como artista na criação dos filhos; ou o padeiro, artista da panificação.

Mas nessa vida corrida, a verdadeira arte é “a arte de viver da fé, só não se sabe fé em que”, como na letra de Alagados, dos Paralamas do Sucesso.

Portanto, seja você um artista da música, da literatura, do desenho, do teatro, de rua, ou expresse sua arte de diversas outras formas, receba os parabéns e um caloroso abraço da equipe RABISCANDO.

Feliz Dia dos Artistas!

Qual o valor de uma caricatura?

Um visitante do blog me enviou um e-mail exatamente com essa pergunta: Qual o valor de uma caricatura?
Claro que entendi de imediato o que ele quis dizer. Queria apenas saber o quanto eu cobro para fazer uma caricatura dele.

Mas o pensamento que ficou martelando em minha cabeça foi a expressão literal da pergunta. Esqueçamos valores monetários. Quanto vale um desenho seu, feito por outra pessoa? Quanto vale a interpretação artística da sua fisionomia, a visão (escrachada ou não) de um desconhecido sobre o seu rosto, sua expressão corporal?

%d bloggers like this: