Animação 2D – Roteiro

Antes de iniciar uma animação (ou qualquer outro tipo de projeto) é necessário elaborar um roteiro. Ele vai servir para indicar o rumo do projeto, deixando praticamente acertado o início, o meio e o fim, além das cenas, diálogos e indicações técnicas.

Isso não quer dizer que o roteiro tenha de ser imutável. Ele poderá sofrer adaptações ao longo do projeto devido a vários fatores, mas a idéia básica tenderá a permanecer a mesma.

O segredo para se produzir um bom roteiro é ser bastante claro na idéia que se quer passar para o espectador. O objetivo é causar algum tipo de reação no público, e para isso deve-se chamar a atenção, surpreender e emocionar a platéia.

Mas isso foge do nosso assunto do momento, afinal, não queremos falar aqui sobre o tema da história e sim sobre como produzir e trabalhar um roteiro.

Primeiro, com a ideia em mente, o recomendado é botar no papel (ou no micro, que seja) e fazer um esboço, comumente chamado de Argumento. Se você for produzir o trabalho todo sozinho (o que é pouco provável, mas possível), não vai ter maiores problemas pra partir pro roteiro detalhado. Caso trabalhe com outras pessoas, um brainstorm ou uma reunião para definir alguns detalhes da história podem ajudar.

O roteiro detalhado é um pouco mais complicado.  O ideal é detalhar cada cena, descrevendo a câmera (juro que tem um nome técnico pra isso, mas não me lembro agora e nunca fui bom para decorar esses detalhes, nem quando fiz meu curso de roteiro em quadrinhos), a posição dos personagens, o cenário e as falas (se houver) de cada um. Exemplo:

Cena 1 – Plano médio. Sala de estar. Menininha carregando seu peixinho dentro de um aquário e correndo chamando pelo pai “Papai! Papai!”.

Depois de descrever as cenas, você pode optar por fazer um storyboard, que nada mais é, falando de forma simplificada, do que um esboço em desenho da história, como uma história em quadrinhos.

Todos os passos são importantes e nos casos de roteirista e animador não serem a mesma pessoa (maioria dos casos), todos esses procedimentos ajudam a desenvolver a história conforme imaginado e de forma mais eficiente.

Clique aqui para conferir outras fases de um projeto de animação 2D.

Comentarios

Comentarios

58 thoughts on “Animação 2D – Roteiro

  1. Hi, I do think this is an excellent site. I stumbledupon it 😉 I will come back once again since i have
    book-marked it. Money and freedom is the best way to change,
    may you be rich and continue to guide others. http://yahoo.co.uk

  2. Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard time choosing
    between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different
    then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask! http://yahoo.net

  3. I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting
    article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made
    good content as you did, the internet will be a
    lot more useful than ever before. http://bing.net

  4. An interesting discussion might be priced at comment. I believe that you simply write regarding this topic, it will not be described as a taboo subject but typically consumers are inadequate to chat on such topics. An additional. Cheers

  5. 日本最大級のゴルフクラブ 通販サイト。ゴルフクラブ?ゴルフ用品、ゴルフクラブ、クラブセット、ゴルフボール、ゴルフグローブ、キャディバッグ、 アクセサリー、ゴルフ練習用具、コンペ用品ほか豊富な品ぞろえ。最短で当日出荷!更に2万円以上購入で送料も無料。

  6. Thank you for the good critique. Me & my friend were just preparing to do some research on this. We grabbed a book from our area library but I think I’ve learned better from this post. I am very glad to see such wonderful information being shared freely out there..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.