Qual o valor de uma caricatura?

Um visitante do blog me enviou um e-mail exatamente com essa pergunta: Qual o valor de uma caricatura?
Claro que entendi de imediato o que ele quis dizer. Queria apenas saber o quanto eu cobro para fazer uma caricatura dele.

Mas o pensamento que ficou martelando em minha cabeça foi a expressão literal da pergunta. Esqueçamos valores monetários. Quanto vale um desenho seu, feito por outra pessoa? Quanto vale a interpretação artística da sua fisionomia, a visão (escrachada ou não) de um desconhecido sobre o seu rosto, sua expressão corporal?

Não tenho o costume de fazer caricaturas ao vivo, mas já observei muitas vezes a reação de amigos e conhecidos que tive a oportunidade de caricaturar. No geral é sempre a mesma expressão, um misto de curiosidade, alegria e desconfiança. E vem acompanhada da célebre frase: “Legal, cara”.

Esses dias ouvi um podcast sobre ilustração, em que o pessoal dizia que os brasileiros não gostam de caricaturas muito escrachadas, que tem de pegar leve nos exageros, principalmente quando a arte é para casamentos. Sou da opinião que aí perde um pouco a graça, pois se não pode exagerar em nada, então é melhor fazer um retrato fiel, ou fotografar que sai mais barato.

Já um outro conhecido gosta de parar em todo lugar onde tem um desenhista fazendo caricaturas ao vivo, para ver como vão ficar as diversas interpretações dele, no traço de artistas diferentes. E olha que o cara manda muito bem nas caricaturas!

Mas a questão é a seguinte, caro leitor:

Qual o valor (pessoal) de uma caricatura pra você?

O que leva a pessoa a pagar para ter um desenho seu registrado pelo lápis de um artista?

Aguardo as respostas nos comentários! Grande abraço!

Casamento

Rabiscos parecidos:

Rabisque seu comentário:

%d bloggers like this: